Amazônia

Ministro parabeniza militares por diminuição no desmatamento da Amazônia

Segundo Fernando Azevedo, ministro da Defesa, dados do Inpe apontam redução de 33% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 22:57 / atualizado em 06/10/2020 22:58
 (crédito: Ministério da Defesa/ reprodução )
(crédito: Ministério da Defesa/ reprodução )

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, atribuiu à Operação Verde Brasil 2 a diminuição nos números de desmatamento na Amazônia em relação a 2019. Nesta terça-feira (6/10), o ministro esteve nos estados do Pará e Mato Grosso e aproveitou para parabenizar os militares.

"Fico orgulhoso de como vocês cumprem a missão. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento teve uma redução de 33% em relação a setembro do ano passado. Isso é fruto do trabalho de vocês", elogiou.

A Operação Verde Brasil 2 teve início em maio deste ano.

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia teve uma área de 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto deste ano. Apesar de o número ser menor em comparação com o mesmo período de 2019, ainda é muito superior aos anos anteriores. Em 2018, a área em alerta era de 526km².

Além do desmatamento, a floresta está em alerta devido ao crescimento dos incêndios. O início de setembro teve um aumento de 85% nas queimadas, segundo o Inpe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação