REPERCUSSÃO

#DefendaoSUS: famosos se manifestam nas redes contra privatização

Repercussão nacional confronta decreto que autoriza estudos sobre modelo de privatização de Unidades Básicas de Saúde por meio de parcerias público-privada; veja quem são os artistas que se pronunciaram

Maíra Alves
postado em 28/10/2020 17:03 / atualizado em 28/10/2020 17:04
 (crédito: Warner Music/Divulgação)
(crédito: Warner Music/Divulgação)

Artistas de todo o Brasil se pronunciaram contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado na última terça-feira (28/10) no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza estudos sobre modelo de privatização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) via Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O assunto é um dos mais comentados nas redes sociais, com a hashtag #DefendaoSUS em primeiro lugar dos trending topics do país. 

Grandes nomes como Lulu Santos, Fernanda Abreu, Luísa Sonsa, Anitta, Ludmilla, Giovanna Ewbank, Cleo Pires, entre tantos outros, se manifestaram ao contrário dos estudos, visto por parlamentares como um ensaio para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS)

Confira a repercussão entre os famosos:











Ministério da economia confirma

Por meio de nota, o Ministério da Economia confirmou que o decreto pode ser um passo inicial para a implementação de parcerias público-privadas. De acordo com a pasta, o governo deve levantar dados e informações para subsidiar ações concretas. 

"O objetivo primordial do decreto é tão somente permitir que sejam realizados ou contratados estudos multidisciplinares (econômico-financeiros, gerenciais, políticos, jurídicos e sociais) para alimentar o governo de dados e informações sobre a atual situação das UBS, eventuais opções existentes para a melhoria das UBS, possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e, por fim, a viabilidade (ou inviabilidade) de aplicação concreta daquelas alternativas", diz um trecho do texto publicado pela pasta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação