PANDEMIA

Covid-19: OAB aciona STF para agilizar compra de vacina registrada fora do país

Manifestação requer que seja dispensado o aval da Anvisa, caso já haja registro de autoridades sanitárias internacionais de renome. Objetivo é agilizar processo de vacinação nacional, sem data marcada para iniciar

Bruna Lima
postado em 14/12/2020 13:25 / atualizado em 14/12/2020 13:26
 (crédito: Handout / Mount Sinai Health System / AFP)
(crédito: Handout / Mount Sinai Health System / AFP)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (14/12), uma manifestação solicitando que o governo federal seja obrigado a adquirir vacinas contra a covid-19 registradas por entidades sanitárias internacionais de renome. Nestas condições, a liminar pretende dispensar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de agilizar o início da campanha de imunização.

“A ausência de registro no órgão regulador nacional tem sido utilizada como subterfúgio, pelo Ministério da Saúde, para se furtar a apresentar um plano detalhado e factível de vacinação da população brasileira”, justifica a manifestação, assinada pelo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz Scaletsky, em conjunto com outros três membros da Ordem.

O Plano Nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19 foi divulgado na sexta-feira (11), mas não detalhou quando ocorrerá o início da campanha, além de não incluir candidatas avançadas, como é o caso da CoronaVac que, inclusive, está sendo produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

“Já se demonstrou, nos presentes autos, as ações e omissões do presidente da República e do Ministério da Saúde, no sentido de não considerar todas as opções disponíveis de vacinas contra a covid-19 — que estão sendo desenvolvidas e adquiridas em todo o mundo —, com demora na aquisição dos imunizantes e retardo na apresentação de um plano estratégico nacional para a vacinação de todos os cidadãos. Esses atos do Executivo prejudicam a imunização social necessária e agravam a situação do Brasil que já apresenta um altíssimo nível de mortes pelo coronavírus”, critica a OAB.

Precedente

Na semana passada, a OAB já havia recorrido ao STF para dispensar aval da Anvisa caso a agência não aprovasse os imunizantes em 72 horas; tendo o produto sido registrado no Japão, nos EUA, na Europa ou na China, conforme detalha a conhecida como "Lei Covid", aprovada pelo Congresso Nacional no início da pandemia.

Em nota, a Anvisa informou que a lei "se refere a produtos com registro nas mencionadas quatro autoridades regulatórias sanitárias estrangeiras, ou seja, tanto o mencionado prazo quanto a própria lei não se aplicam às vacinas para combate à covid-19, que apenas tiveram uso emergencial por elas autorizado pelas referidas autoridades regulatórias sanitárias estrangeiras".

Segundo a agência, ainda não há nenhum pedido de uso emergencial protocolado, tampouco o envio de dossiê completo para iniciar formalmente o pedido de registro.

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/12/4894706-secretario-do-ms-diz-que-seria-irresponsavel-fixar-data-de-vacinacao.html

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação