COVID-19

Voo que iria para Índia buscar vacina é adiado; avião volta para SP

Aeronave deveria sair do Recife às 23h desta sexta-feira (15), mas partida foi cancelada, de acordo com Azul Linhas Aérea; nova data não foi anunciada

Correio Braziliense
postado em 15/01/2021 22:20 / atualizado em 15/01/2021 22:21
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

O voo previsto para sair de Recife para Mumbai, na Índia, com o intuito de buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra covid-19 para a campanha de imunização brasileira, foi adiado, nesta sexta-feira (15/1).

A Azul Linhas Aéreas informou que o avião responsável pela coleta dos imunizantes voltará para Campinas, em São Paulo, onde está situada a base da companhia no Brasil. Uma nova data para a viagem não foi informada.

Também, nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro disse que a partida da aeronave deve atrasar dois ou três dias. No entanto, o governo indiano não se comprometeu a liberar o carregamento da vacina de Oxford neste fim de semana.Segundo o dirigente, a mudança do cronograma é motivada pelo início da imunização contra a covid-19 no país asiático e por pressões políticas na Índia. 

A empresa aérea, ressaltou, em nota, que "está preparada pra voar, mas precisa aguardar o Ministério da Saúde resolver questões do fornecimento dos imunizantes".

Lotes

A Índia, que tem população de mais de 1,3 bilhão de pessoas, começou a própria campanha de vacinação na mesma semana que o governo brasileiro decidiu enviar o avião a Mumbai.

As 2 milhões de doses da vacina de Oxford fazem parte de um lote de importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz ao laboratório Serum. A Índia responde pela produção de aproximadamente 60% das vacinas utilizadas no mundo.

O trajeto para a nação asiática, que ocorrerá sem escalas, é de pelo menos 12 mil quilômetros e deve durar 15 horas. A carga das doses da vacina é estimada em 15 toneladas. Na volta, a aeronave deve fazer uma parada em Lisboa e, no Brasil, pousará no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação