VACINAS

Bolsonaro: avião para buscar vacinas da Índia deve partir em dois ou três dias

Aeronave da Azul tinha a previsão de partir para o país asiático na noite desta sexta-feira (15/1). Presidente disse, contudo, que deve haver um atraso por conta do início da vacinação na Índia

Augusto Fernandes
postado em 15/01/2021 18:11 / atualizado em 15/01/2021 18:12
 (crédito: Ministério da Saúde/Divulgação)
(crédito: Ministério da Saúde/Divulgação)

A aeronave da companhia Azul que buscará na Índia 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus deve atrasar a partida em dois ou três dias, informou o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (15/1). Segundo ele, a mudança do cronograma é motivada pelo início da imunização contra a covid-19 no país asiático e por pressões políticas na Índia.

"Foi tudo acertado para disponibilizar 2 milhões de doses. Só que hoje, neste exato momento, está começando a vacinação na Índia. É um país com 1,3 bilhão de habitantes. Então, resolveu-se, aí não foi decisão nossa, atrasar um ou dois dias, até que o povo comece a ser vacinado lá. Lá também tem as pressões políticas de um lado e de outro. Isso daí, no meu entender, daqui a dois, três dias no máximo, nosso avião vai partir e vai trazer esses 2 milhões de vacinas para cá", disse Bolsonaro, em entrevista ao Brasil Urgente, do jornalista José Luiz Datena.

"Que fique claro, somos 210 milhões de habitantes, e 2 milhões de doses equivalem a 1%. É muito pouco e não tem disponível no mercado. Vamos procurar fazer, como está sendo muito bem tratado pelo Pazuello junto ao Butantan, nós fazermos nossa vacina aqui", acrescentou o presidente.

Até então, a previsão era de que o avião iniciasse a viagem até a cidade indiana de Mumbai na noite desta sexta. No momento, a aeronave da Azul está parada no aeroporto de Recife. O trajeto para a nação asiática, que ocorrerá sem escalas, é de pelo menos 12 mil quilômetros e deve durar 15 horas. A carga das doses da vacina é estimada em 15 toneladas. Na volta, a aeronave deve fazer uma parada em Lisboa e, no Brasil, pousará no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação