COVID-19

Para evitar colapso na saúde, Pará divulga medidas para evitar aglomerações

O decreto restringe a circulação de pessoas, fechamento de bares e festas para conter a evolução do novo coronavírus no estado

Bruna Pauxis*
Fernanada Strickland*
postado em 21/01/2021 18:35 / atualizado em 21/01/2021 18:35
 (crédito: Wagner Santana/Diário do Pará)
(crédito: Wagner Santana/Diário do Pará)

Governo do Pará emitiu um decreto com novas medidas restritivas. O objetivo é evitar que o sistema de saúde do estado entre em colapso em razão do aumento da evolução de casos da covid-19, como o que está ocorrendo em cidades do estado que fazem fronteiras com o Amazonas.

As medidas começam a valer a partir desta quinta-feira (21/1), quando as regiões metropolitanas de Belém, do Marajó Oriental e do Baixo Tocantins começam a sinalizar que estão em um risco intermediário de disseminação do vírus, saindo da bandeira verde e retornando para a amarela.

A decisão foi anunciada na quarta (20) nas redes sociais do governador Helder Barbalho (MDB-PA). No decreto, foram proibidos shows, festas e o funcionamento de bares. Somente restaurantes poderão operar até a 0h, respeitando o espaçamento e quantidade de pessoas permitidas.

O governador pediu que o uso obrigatório de máscaras seja respeitado. "Peço, por favor, consciência. Estamos chegando no momento da vacina e logo logo todo mundo estará imunizado. Enquanto isso não acontece, use máscara, tem muita gente que parou de usar máscara, o vírus continua e temos que ter solidariedade com o próximo e nos proteger. Peço também aos prefeitos que ajudem nessa conscientização", anunciou.

O município de Faro, no estado, reportou na terça-feira (19), seis mortes por asfixia causada pela falta de oxigênio para o tratamento de indivíduos acometidos pela covid-19. A cidade, localizada na divisa com o estado do Amazonas, também sofre com a falta de leitos e medicamentos para os pacientes.

Estagiárias sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação