VACINA

Bahia fecha acordo e compra 9,7 milhões de doses da Sputnik V

Governo baiano fez acordo de compra com o Fundo Soberano Russo. Primeiro lote de vacinas está previsto para chegar em abril

Correio Braziliense
postado em 12/03/2021 19:14 / atualizado em 12/03/2021 19:36
 (crédito: Divulgação/Sputinik V)
(crédito: Divulgação/Sputinik V)

O governo da Bahia fechou um contrato para compra de 9,7 milhões de doses da vacina russa contra covid-19 Sputnik V. O anúncio da compra foi divulgado na tarde desta sexta-feira (12/3) pelo governador do estado, Rui Costa (PT).

A tratativa foi feita com o Fundo Soberano Russo. A primeira entrega das doses ao estado deverá ocorrer em abril. O governo local ainda fará um ato oficial para assinatura do contrato na próxima semana.

Por uma rede social, Rui Costa celebrou a aquisição da vacina. "A fé e a força do povo baiano sempre foram meus guias. Depois de muita luta, fechamos hoje um contrato histórico", escreveu o governador. "Vencemos mais uma batalha, mas a guerra contra o coronavírus continua. Venceremos!", declarou em outro momento.

A vacina russa ainda não tem o uso emergencial autorizado no Brasil, mas uma autorização temporária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu que o estado adquirisse os imunizantes.

Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. Doses deverão ser disponibilizadas ainda no primeiro semestre. A expectativa é de entrega de 400 mil doses até o mês de abril, 2 milhões até maio e 7,6 milhões em junho.

Em 21 de janeiro, a Anvisa realizou um encontro com o laboratório União Química, que é o responsável pela vacina Sputnik no Brasil. À época, representantes do laboratório afirmaram o interesse em cumprir as etapas regulatórias para autorização de uso emergencial e para realizar estudos clínicos no Brasil. Nesta sexta-feira, o gerente-geral de medicamentos da agência, Gustavo Mendes, afirmou que o órgão segue aberto para a discussão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação