Vacinação contra covid-19

"Lei é lei", diz Queiroga sobre compra de vacinas pela iniciativa privada

Ministro da Saúde defendeu o fortalecimento das estratégias públicas, mas não se posicionou contrário à decisão do Congresso que permite aquisição por parte das empresas

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 09/04/2021 15:07
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press            )
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

Mesmo com dificuldade para acelerar a imunização contra a covid-19 do grupo prioritário pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a possibilidade de que empresas negociem doses para o setor privado não foi questionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

"Lei é lei. Todos nós temos que nos submeter ao regime da lei", disse, ao comentar sobre o recente projeto aprovado pela Câmara que permite à iniciativa privada comprar vacinas sem previsão de repasse ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A fala ocorreu em coletiva de imprensa, após Queiroga visitar as instalações fabris da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Como ministro da Saúde, compete a mim gerir o Programa Nacional de Imunizações. Tenho convicção de que, desde que haja vacina suficiente, nós temos condição de imunizar toda a sociedade brasileira. Agora, nós vivemos um regime democrático e temos o poder Executivo, que cuida da administração pública, e legislativo, que cuida da elaboração das leis", diferenciou.

Ao comentar sobre o assunto, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, concordou sobre a observância da lei, mas ponderou que, em relação às razões epidemiológicas, o posicionamento é pelo fortalecimento do SUS. "Há uma importância da priorização dentro de uma visão de proteção tanto individual, dos setores mais vulneráveis, quanto coletiva", destacou.

Mesmo assim, Nísia não fez oposição à contribuição privada, desde que, nesse momento, caminhe em direção ao acesso universal e equitativo. "Boa parte do setor privado tem buscado contribuir, se manifestado pelo interesse de contribuir para o Programa Nacional de Imunização. Isso é importante de ser colocado".

Gargalo

A meta, de vacinar um milhão de pessoas por dia, ainda é um desafio, em razão da escassez de doses. "Há uma carência de vacinas no mercado internacional", afirmou Queiroga, ressaltando que o problema não é exclusivo do Brasil.

O médico ainda admitiu que atrasos em relação ao cronograma podem ocorrer, mas que não há pretensão de interromper a divulgação, ainda que ajustes sejam esperados. "O cronograma pode sofrer alterações. Por exemplo, se tiver algum problema com o IFA, que vem da China, vai atrasar".

Para tentar solucionar o gargalo, em uma estratégia a curto prazo, o ministro detalhou que uma ação interministerial, junto ao Itamaraty, tem focado em negociações diplomáticas. "Temos conversado diariamente com os embaixadores da China, da Índia e de outras indústrias farmacêuticas que produzem vacinas para trazer uma solução dentro de um prazo mais rápido possível".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação