VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Anvisa recebe pedido de uso emergencial para vacina chinesa CanSino

Novo imunizante é oferecido em apenas uma dose e tem eficácia de 65% contra o novo coronavírus. Órgão regulador tem sete dias para responder ao pedido

Gabriela Bernardes*
postado em 19/05/2021 14:39
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido de autorização temporária para uso emergencial, em caráter experimental, da vacina Convidecia contra a covid-19. A solicitação foi feita nessa terça-feira (18/5) pela empresa Belcher Farmac, representante do laboratório chinês CanSino Biologics no Brasil. De acordo com órgão regulador, a análise da documentação foi iniciada e, no momento, está sendo feita a triagem para verificar se todas as informações para a avaliação foram devidamente apresentadas.

A Anvisa deve se manifestar em até sete dias úteis, caso todos os requisitos legais tenham sido cumpridos pela empresa solicitante.

O imunizante CanSino, que é produzido a partir de um adenovírus humano não replicante, foi desenvolvido em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China. A vacina é oferecida em apenas uma dose. Os ensaios clínicos da Convidecia foram desenvolvidos no Paquistão, na Rússia, no Chile, na Argentina e no México. Os dados desses estudos serão analisados pela Anvisa.

Antes da formalização do pedido, a agência realizou duas reuniões com representantes do laboratório CanSino, em março. Nas ocasiões, foram apresentados os procedimentos necessários e as informações que a empresa deve fornecer para que o órgão possa analisar o pedido da empresa.

Contato com o Ministério da Saúde

Em postagem em uma rede social, nesta quarta-feira (19), o embaixador chinês, Yang Wanming disse que o laboratório também está em contato com o Ministério da Saúde para tratar sobre os imunizantes. “A vacina CanSino, eficaz com só uma dose, está sendo aplicada na China. O laboratório chinês CanSino já entrou em contato com o Min. de Saúde do Brasil e apresentou o pedido à Anvisa para autorização de uso emergencial no Brasil. A China está comprometida em continuar e ampliar a parceria de vacinas com o Brasil”, afirmou o embaixador.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação