Imunização

Alcântara, no Maranhão, vacina 100% da população adulta contra a covid-19

Dessa forma, a cidade se tornou a segunda do país a atingir o feito, sendo a primeira através do Programa Nacional de Imunização

Correio Braziliense
postado em 17/06/2021 15:25 / atualizado em 17/06/2021 15:37
 (crédito: Redes Sociais )
(crédito: Redes Sociais )

Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose pelo Programa Nacional de Imunização. O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, nesta quarta-feira (16/6).  "Esperança vencendo as trevas e a tristeza", escreveu nas redes sociais. 

A marca foi possível porque a cidade é formada, em sua maioria, por uma população quilombola, grupo prioritário da vacinação. No município de 22 mil moradores são, ao todo, 204 comunidades quilombolas, onde vivem mais de 3,3 mil famílias. De acordo com o Ministério da Saúde, 13 mil pessoas tomaram a primeira dose na cidade. 

Para que o marco fosse possível, a cidade recebeu mutirões de vacinação e ajuda do estado com equipes especializadas para aplicar os imunizantes. 

Em abril, a cidade de Serrana, em São Paulo, também chegou à marca de 100% da população adulta vacinada. Mas, no caso do município paulista, foi devido à participação no estudo desenvolvido pelo Instituto Butantan. A pesquisa tinha como intuito medir a capacidade da vacina CoronaVac de barrar a transmissão da covid-19. O resultado do experimento, divulgado no mês passado, apontou que os casos de covid-19 na cidade tiveram queda de 80% e as mortes em 95%. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação