Apologia ao nazismo

Alunos fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos da escola

Caso aconteceu em Criciúma, Santa Catarina, e envolveu ao menos seis estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Hellen Leite
postado em 27/08/2021 11:35 / atualizado em 27/08/2021 12:10
 (crédito: Redes sociais)
(crédito: Redes sociais)

Uma escola particular de Criciúma, em Santa Catarina, suspendeu um grupo de alunos no 9º ano do Ensino Fundamental flagrados fazendo apologia ao nazismo. As imagens foram divulgadas em redes sociais na quarta-feira (25/8) e mostram os estudantes fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula.

Segundo o Colégio da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), o caso aconteceu há três meses. Pelo menos seis estudantes aparecem nas imagens. Eles estão dentro de uma sala de aula e fazem a saudação quando uma pessoa chega ao local.

Em nota divulgada na quinta-feira (27/8), a direção do Satc disse repudiar o ato e não compactuar com a atitude dos alunos (leia a íntegra abaixo).

Segundo a instituição, os adolescentes confirmaram a participação no vídeo. O texto informa ainda que a instituição tomou medidas como “a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana”.

Apologia ao nazismo é crime com previsão de pena de até cinco anos para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos nazistas. 

Leia a nota do Satc na íntegra

“A Direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma do nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista. Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação