Facção criminosa

Integrante do PCC que gerenciava negócios no DF é preso em São Paulo

Faccionado ocupava a função de "Geral do Estado" dentro da facção e foi preso pela Polícia Civil do DF em chácara onde também se escondia suspeito de mega-assalto em Araçatuba

Darcianne Diogo
postado em 31/08/2021 20:23 / atualizado em 31/08/2021 21:13
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

Investigadores do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal (Decor/PCDF) prenderam, nessa terça-feira (31/8), um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) — facção oriunda de São Paulo — pertencente à célula do DF. O homem foi preso em Piracicaba (SP) e estava com outros dois rapazes, sendo que um deles é suspeito de participar do ataque a bancos em Araçatuba, em São Paulo, na madrugada dessa segunda-feira (30/8).

Pelo menos 20 criminosos participaram da ação, que durou cerca de duas horas e deixou três mortos e cinco feridos, um deles está internado em estado gravíssimo, após ter os pés amputados depois de ser atingido por explosivos. O faccionado, mais conhecido como Luiz Adriano, ocupava a função de “Geral do Estado” dentro da facção e estava escondido em uma região de chácaras nos arredores da cidade de Piracicaba (SP), onde, de lá, geria os negócios do PCC no Distrito Federal.

Segundo a PCDF, as ações de “Luiz Adriano” foram investigadas no âmbito da Operação Tríade, deflagrada em junho deste ano pela Decor/PCDF,, como forma de conter a tentativa de estabelecimento do PCC na capital federal. Em decorrência dessa investigação contra o criminoso, constava mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário do DF.

Nessa terça-feira, os policiais civis do DF e de SP cumpriram o mandado de busca e apreensão e localizaram e prenderam “Luiz Adriano”. Na casa, os agentes encontraram dois homens que tinham mandados de prisão em aberto. Um deles, inclusive, estava com um ferimento em um dos braços decorrente de troca de tiros com a polícia durante o mega-assalto em Araçatuba.

Araçatuba

Os criminosos teriam contado com o auxílio de um drone para acompanhar a movimentação policial. Eles também fecharam algumas entradas da cidade, bloqueando a passagem da equipe da polícia. Moradores também relataram que encontraram explosivos e munições nas ruas da cidade. A polícia orientou que moradores permaneçam em casa até que a situação seja controlada.

Nessa terça-feira, outros três homens foram presos suspeitos de participarem do mega-assalto. Dois dos suspeitos foram capturados em Piracicaba, ao dar entrada em um hospital para tratar de ferimentos de balas de grosso calibre. O outro homem foi detido em Campinas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação