Covid-19

Ministério volta atrás e recomenda vacina só em adolescentes com comorbidade

Pasta passa a recomendar aplicação do imunizante somente em adolescentes com deficiência permanente, comorbidade ou que estejam privados de liberdade

Correio Braziliense
postado em 16/09/2021 10:07
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press  )
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19, do Ministério da Saúde, emitiu uma nota informativa nesta quarta-feira (15/9) em que diz que revisou a recomendação de imunização de adolescentes. A pasta diz que, com isso, passa a recomendar a aplicação da vacina contra a covid-19 somente em adolescentes que têm entre 12 e 17 anos e que apresentem deficiência permanente, comorbidade ou que estejam  privados de liberdade. 

A recomendação, segundo a nota, leva em conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a vacinação de adolescentes, a falta de estudos dos benefícios do imunizante nesse grupo e a baixa taxa de casos graves nessa faixa etária. 

Na terça-feira (14/9), uma nota técnica emitida pela pasta recomendação que a imunização de adolescentes com e sem comorbidades começasse nesta quarta. Sendo que, aqueles que não têm comorbidades deveriam ser deixados por último. 

Ainda em junho, a Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes a partir de 12 anos.

Em algumas cidades e unidades da Federação, como no DF, a vacinação de adolescentes já começou. Por aqui, os jovens a partir de 15 anos já podem se imunizar. 

A mudança na recomendação vem no mesmo dia que o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina da Pfizer, de 12 para 8 semanas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação