Proteção aos animais

Centros de Zoonoses devem deixar de sacrificar cães e gatos saudáveis

Projeto que proíbe eutanásia de cães e gatos saudáveis foi aprovado na Câmara dos Deputados. Contudo, especialistas apontam lacunas na Prevenção de Crueldade contra Animais

Amanda Oliveira
postado em 01/10/2021 16:06 / atualizado em 01/10/2021 16:06
 (crédito: Viola Júnior/Esp.CB)
(crédito: Viola Júnior/Esp.CB)

Entre a década de 1970 e os anos 2000, o pavor das carrocinhas era um sentimento compartilhado pela maior parte das crianças. Isso porque todos sabiam do triste fim de cães e gatos abandonados nas ruas do país e apreendidos por veículos dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ).

Apesar de serem designados a prevenir e controlar as zoonoses — doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas —, os funcionários desses estabelecimentos davam aos animais um prazo de três dias, em média. Caso ninguém fosse buscá-los, o destino deles era o sacrifício sem motivo aparente.

A subsecretária da Comissão Nacional de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Paula de Vasconcelos, afirma que a ‘carrocinha’ deixou de existir na maioria dos estados, porém, ainda existem casos de extermínio em centros de Zoonoses em todo o Brasil sob “argumentos nebulosos” e em “procedimentos duvidosos”.

No entanto, a partir de agora, o abate dos animais domésticos pode finalmente ser proibido. O projeto (PL 17/2017), de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos similares foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Com a proposta, a eutanásia só será autorizada em animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis com risco à saúde humana e com a apresentação de um laudo técnico de órgãos competentes.

Segundo o médico veterinário, Bruno Alvarenga, tais condições já estão previstas em uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (876/2008).

“Nesta norma temos uma série de situações onde se preconiza a prática. Quando, por exemplo, o animal está em sofrimento, com uma doença incurável, com uma enfermidade considerada uma ameaça à saúde pública ou se o tutor não possuir condição financeira para investir no tratamento”, explica.

Alvarenga diz que ainda que, nestes casos, o animal não deve ser colocado em situação de estresse e o processo deve ser indolor. “Algumas técnicas utilizadas no passado, como as câmaras de gás, já foram proibidas. Hoje, o procedimento é feito com fármacos específicos e só pode ser conduzido por um médico veterinário”.

De acordo com o texto, as entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia. Para a advogada, a nova legislação é mais um importante passo para que os animais tenham seus direitos assegurados contra a crueldade.

É suficiente?

Contudo, Ana Paula de Vasconcelos ressalta que, apesar dos avanços no quesito legislação, o governo ainda deixa algumas lacunas na Prevenção de Crueldade contra Animais e afirmou que sem o trabalho de base não será possível mudar a triste realidade de milhares de cães e gatos em situação de abandono e maus tratos em todo país.

“Apesar de termos leis, não existem políticas públicas efetivas para controle populacional nem mesmo de estímulo à adoção de animais. Além disso, não há locais dignos para acolher animais vítimas de maus tratos e campanhas educativas sobre a guarda responsável”, disse, ao citar a falta de fiscalização na aplicação das regras.

O médico veterinário defendeu também que ainda restam lacunas no texto do projeto e questionou: "Quem vai ficar responsável pelos cuidados com a saúde dos animais? O que acontecerá com os animais doentes? Haverá recurso para tratá-los? E quando os alojamentos estiverem lotados?"

Para os especialistas, se essas ponderações não forem realizadas, um problema estará sendo criado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação