Apagão Facebook

Procon pode multar Whatsapp em até R$10,7 mi por apagão desta segunda (8)

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor do Procon-SP alegou que a notificação à empresa deve ser enviada nesta terça (5) e questionará os motivos que levaram à pane.

Bernardo Lima*
postado em 05/10/2021 15:32
 (crédito: AFP / Lionel BONAVENTURE)
(crédito: AFP / Lionel BONAVENTURE)

O Procon-SP vai notificar o Whatsapp pelos prejuízos causados no apagão global ocorrido nesta segunda-feira (4). O aplicativo de mensagens ficou mais de 7 horas fora do ar no Brasil. A informação é da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, o órgão diz que a multa por possíveis danos morais e materiais pode chegar a R$ 10,7 milhões.

Em entrevista à Folha, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que "Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço". Ainda de acordo com o órgão, muitas pessoas sofreram prejuízos com a prestação deficiente de serviço, e que apenas eventos fora do normal, como terremotos, isentariam o Whatsapp da responsabilidade do apagão.

"O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon", disse.

Na noite desta segunda-feira, o Facebook disse que a queda de suas redes, incluindo Instagram e Whatsapp, foi causada por um erro interno, durante uma mudança de suas configurações. Em nota publicada, o Facebook alega que durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, isso gerou efeito dominó que interrompeu a comunicação dos centros e causou o apagão das redes.

“A causa desta interrupção também afetou muitas ferramentas e sistemas que utilizamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente”, informou a plataforma,

De acordo com o Facebook, não foram encontradas evidências de vazamento de dados dos mais de 2,7 bilhões de usuários dos aplicativos da empresa.

*Estagiário sob supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação