Atravessar fronteiras, entrar em um país diferente e não haver necessidade de tirar um visto. Este é o poder de alguns passaportes pelo mundo. No caso do Brasil, o documento permite a entrada em 170 países. O cenário já foi melhor, segundo levantamento da consultoria inglesa Henley & Partners.
Realizada desde 2006, a pesquisa trimestral revelou que, em 2020, o país ocupava a 16ª colocação. Dados recentes mostram que o país caiu para a 20ª colocação.
Segundo a última edição do ranking, entre 199 nações, o passaporte japonês e o de Singapura dividem a liderança no quesito mais valioso. Por serem aceitos em 190 países, estão em segundo lugar a Alemanha e a Coreia do Sul. Em seguida, ficam Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha. O último lugar é ocupado pelo Afeganistão.
A pesquisa é baseada em um banco de dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A ferramenta é considerada uma referência ao avaliar onde um passaporte se classifica no espectro de mobilidade global.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.