VIAGENS

Brasil cai para 20º posição em ranking de passaportes mais valiosos

Pesquisa é considerada referência ao avaliar onde um passaporte se classifica no espectro de mobilidade global

Amanda Oliveira
postado em 05/10/2021 20:50
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Atravessar fronteiras, entrar em um país diferente e não haver necessidade de tirar um visto. Este é o poder de alguns passaportes pelo mundo. No caso do Brasil, o documento permite a entrada em 170 países. O cenário já foi melhor, segundo levantamento da consultoria inglesa Henley & Partners.

Realizada desde 2006, a pesquisa trimestral revelou que, em 2020, o país ocupava a 16ª colocação. Dados recentes mostram que o país caiu para a 20ª colocação. 

Segundo a última edição do ranking, entre 199 nações, o passaporte japonês e o de Singapura dividem a liderança no quesito mais valioso. Por serem aceitos em 190 países, estão em segundo lugar a Alemanha e a Coreia do Sul. Em seguida, ficam Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha. O último lugar é ocupado pelo Afeganistão.

A pesquisa é baseada em um banco de dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A ferramenta é considerada uma referência ao avaliar onde um passaporte se classifica no espectro de mobilidade global.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação