Covid-19

Anvisa amplia prazo de validade da vacina Janssen para seis meses

O imunizante é o único de apenas uma dose aprovado pela agência em uso emergencial no Brasil e tinha validade por quatro meses e meio

Cristiane Noberto
postado em 09/10/2021 18:58
 (crédito: AFP / Frederic J. BROWN)
(crédito: AFP / Frederic J. BROWN)

Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade da vacina Janssen. A ampliação foi de quatro meses e meio para seis meses. A informação foi divulgada na tarde deste sábado (9/10).

Na análise, a diretora de medicamentos da agência, Meiruze Sousa Freitas, afirmou que, até o momento, a vacina Janssen Covid-19 atende às expectativas da Anvisa para a ampliação do prazo de validade no uso emergencial. Contudo, a relatora afirma que a extensão está condicionada ao compromisso da empresa em atualizar os bancos de dados entregues à reguladora.

“Repiso que, se autorizada a ampliação do prazo de validade da vacina para 6 meses, fomentaremos o acesso a mais uma vacina para o portfólio de ferramentas médicas de combate a essa pandemia, mantendo nosso inabalável compromisso com a saúde pública”, escreveu a diretora.

A empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. solicitou no dia 15 de setembro a alteração do prazo de validade para a aplicação das doses em caráter emergencial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação