Pandemia

Nove em cada dez internados com covid-19 não foram vacinados, mostra estudo

O levantamento feito com pacientes do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que a imunização completa reduziu casos graves em quase 100%

Pedro Grigori
postado em 12/10/2021 19:03 / atualizado em 12/10/2021 19:04
 (crédito: FRED TANNEAU)
(crédito: FRED TANNEAU)

Um novo levantamento atestou a efetividade das vacinas no combate ao vírus SARS-CoV-2. Estudo do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que a cada dez pacientes internados com covid-19, nove não estavam vacinados. O trabalho também mostrou que a probabilidade de morte foi 14 vezes maior em pacientes não imunizados em comparação com aqueles que estavam com o esquema vacinal completo.

Para o levantamento, os cientistas analisaram 1.172 hospitalizações com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid-19 no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, entre janeiro de 2021 e a primeira semana do último mês de setembro.

Entre os pacientes, 1.034 não haviam recebido nenhuma dose da vacina, 138 haviam recebido ao menos uma dose. 274 morreram por complicações da covid-19 no Hospital. Destes, 237 não estavam vacinados, 21 receberam apenas a primeira dose e outras 16 pessoas tinham completado o esquema vacinal.

O estudo completo ainda não foi divulgado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Queda na taxa de transmissão

Na manhã desta terça-feira (12/10), o Imperial College de Londres divulgou que a taxa de transmissão da covid-19 no Brasil chegou a 0,60, o menor número desde abril de 2020, quando a Universidade começou a monitorar os dados.

O dado indica que cem pessoas contaminadas transmitem a doença para outras sessenta. Há duas semanas o índice estava em 1,04. Quando a taxa fica acima de 1 ponto, significa que cada contaminado transmite o vírus para mais de uma pessoa, o que indica o avanço da doença. Abaixo desse número significa que a propagação do vírus está em declínio.

O avanço na vacinação é o principal responsável pela queda nos casos. Até o momento, 149,6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose, o equivalente a 70,17% da população. 99,6 milhões receberam as duas doses ou a dose única, 46,72% da população.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação