Agressão

Homem negro é agredido por seguranças no Metrô de São Paulo; veja vídeo

Na presença do filho, seguranças pressionaram com o joelho o pescoço do vendedor ambulante enquanto testemunha alertava: 'ele não vai respirar'

Ana Laura Queiroz* - Estado de Minas
postado em 21/10/2021 15:48 / atualizado em 21/10/2021 15:49
Homem negro é agredido na frente do filho por seguranças no Metrô de SP -  (crédito:  Twitter/Reprodução)
Homem negro é agredido na frente do filho por seguranças no Metrô de SP - (crédito: Twitter/Reprodução)

Um homem negro foi imobilizado e agredido por dois seguranças do Metrô de São Paulo nesta quarta-feira (20/10). O homem é vendedor ambulante e estava trabalhando na estação Anhangabaú, quando foi violentamente abordado pelos funcionários.

Como reação a abordagem, o homem cuspiu em um dos funcionários, que o imobilizou e o enforcou com um “mata-leão”. A ação foi filmada e o vídeo viralizou nas redes sociais.

Na filmagem, uma testemunha tenta acalmar o filho do ambulante, um bebê que estava no carrinho. “Moço, calma, não resiste. Seu filho está comigo”, falava. A criança chorava enquanto a mulher gritava para que os seguranças parassem de sufocar o homem.

Nas redes sociais, o caso foi comparado ao de George Floyd, homem negro , morto sufocado pela polícia dos Estados Unidos, em maio de 2020.

Veja o vídeo:

Metrô de São Paulo

Na capital paulista, o comércio dentro dos transportes públicos é proibido. Em nota, o Metrô lamenta o ocorrido e diz que afastou os agentes de segurança para apuração dos fatos.

“Neste caso específico, o infrator causou um tumulto ao tentar impedir uma ação de fiscalização contra o comércio irregular na estação Anhangabaú. Após agredir os funcionários com mordidas e cusparadas, fato confirmado pelo mesmo no depoimento, precisou ser imobilizado para a segurança de todos e encaminhado à Delegacia do Metropolitano, onde foi registrado boletim de ocorrência”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação