Vacinação contra covid-19

Ministério da Saúde recomendará 2ª dose para quem tomou vacina da Janssen

Imunizante é conhecido por ser de dose única, mas pasta vai orientar nova distribuição aos estados para que seja feita aplicação de reforço nas pessoas vacinadas com o imunizante

Maria Eduarda Cardim
postado em 16/11/2021 12:59 / atualizado em 16/11/2021 18:44
 (crédito: Walterson Rosa/Ministério da Saúde)
(crédito: Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde deve recomendar nos próximos dias uma segunda dose da vacina da Janssen, antes conhecida como a vacina de dose única, para quem tomou a primeira dose do imunizante. A informação foi dada nesta terça-feira (16/11) durante coletiva de imprensa que anunciou a ampliação da aplicação da dose de reforço para toda população adulta brasileira.

"Esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose da mesma vacina e, lá na frente, após cinco meses da segunda dose, receberão uma dose de reforço, preferencialmente, com uma vacina diferente", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O tempo de intervalo entre a primeira e a segunda dose será de dois meses. "Nós iríamos anunciar isso posteriormente esta semana. O tempo de intervalo será de dois meses a exemplo do que decidiu o FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos", explicou a secretária especial de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite.

Em outubro, um comitê de agência norte-americana recomendou uma segunda dose da vacina contra a covid-19 da Janssen para aqueles que receberam a primeira dose do imunizante. 

Ainda segundo a secretária, a nova orientação deve ser feita a partir da próxima sexta (19), quando será feita a distribuição das vacinas da Janssen pelo Ministério da Saúde. "Nós distribuímos as vacinas duas vezes por semana. Essas da Janssen (serão distribuídas) a partir de sexta-feira se forem todas liberadas. Elas chegaram ontem e gente vai distribuir com todas as orientações", disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação