Covid-19

Ômicron: Brasil tem 8 casos suspeitos e Saúde ativa grupo para monitorar variante

Três casos da nova variante já foram confirmados em São Paulo. Segundo Ministério da Saúde, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6)

Maria Eduarda Cardim
postado em 02/12/2021 16:02
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (2/12), que o Brasil possui pelo menos 8 casos suspeitos da nova variante da covid-19, a ômicron. Diante da situação e da pouca informação que se tem sobre o impacto que a variante pode causar, a pasta ativou uma sala de situação, na última segunda (29), para monitorar as infecções e adotar medidas de prevenção e controle. 

Segundo a pasta, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6). A pasta confirmou também os cinco casos da nova cepa, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal e indicou que todos os confirmados estavam vacinados contra a covid-19. 

Diante da nova cepa, que ainda é estudada, o Ministério da Saúde instalou uma sala de situação, que, a princípio, vai durar 15 dias, mas pode ser desativada antes caso seja identificada uma transmissão comunitária da variante no país. 

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, "a sala perde sua função se, infelizmente, tivermos transmissão comunitária no Brasil, porque a partir daí vira rotina a vigilância dessa variante", explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação