CB FÓRUM LIVE

Seminário do Correio debate a inovação e parcerias na área da Saúde

Evento que será realizado na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, terá a presença de especialistas renomados para debate sobre os desafios para formar alianças de sucesso a favor dos pacientes e do sistema público de saúde

Correio Braziliense
postado em 03/12/2021 20:10 / atualizado em 03/12/2021 23:51
O objetivo do evento é promover um debate com especialistas do setor sobre os desafios para formar alianças de sucesso a favor dos pacientes e dos sistemas de saúde do país -  (crédito: Minervino Júnior/CB)
O objetivo do evento é promover um debate com especialistas do setor sobre os desafios para formar alianças de sucesso a favor dos pacientes e dos sistemas de saúde do país - (crédito: Minervino Júnior/CB)

Em tempos de pandemia da covid-19 — e novas variantes da doença, a inovação na área de saúde é essencial para o desenvolvimento do país. E, apesar dos percalços da economia que patina, há exemplos de parcerias entre os setores público e privado buscando avanços no uso da tecnologia e capacitação na área da Saúde.

Com o objetivo de promover um debate com especialistas renomados do setor sobre os desafios para formar alianças de sucesso a favor dos pacientes e dos sistemas de saúde, será realizado o CB Fórum Live Inovação além do tratamento no próximo dia 6 de dezembro, das 15h30 às 17h30. O evento é organizado pelo Correio Braziliense, em parceria com a Roche e será aberto pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. A transmissão será feita pela internet, por meio das redes sociais do Correio.

O seminário terá três painéis temáticos para debates. O primeiro será sobre políticas públicas para acelerar a inovação em saúde. O segundo tratará de exemplos de sucesso do uso da inteligência artificial na área de saúde. Por fim, o terceiro painel abordará a inovação além do produto na indústria farmacêutica, com exemplos de alianças bem sucedidas.

Nesse sentido, um dos cases que serão apresentados é o de uma parceria de prefeituras de seis capitais com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de priorizar a primeira infância nas políticas públicas municipais.

Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís fazem parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) — voltada à qualificação dos serviços de saúde e de educação infantil de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a Primeira Infância. Fortaleza, que já fazia parte da iniciativa, reforçou o compromisso para a iniciativa que tem a Roche como parceira da Unicef.

As unidades de saúde e educação infantil das capitais poderão se inscrever na iniciativa e participar do Ciclo Nacional de Capacitação da estratégia UAPI, que estará disponível a todos os gestores e profissionais de saúde, educação e da assistência social das seis capitais. A capacitação será composta por três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância – incluindo crianças com deficiência, doenças raras e déficit de aprendizagem.

Outro exemplo de parceria que será apresentada no evento é o projeto desenvolvido pela Roche e o Instituto Tellus, organização de Inovação e Design de Serviços Públicos do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Cotia (SP) que vem apresentando bons resultado aliando a tecnologia e a saúde. A iniciativa proporcionou melhorias no sistema de agendamento de consultas básicas na UBS Portão de Cotia. O número de faltas na UBS foi reduzido em 22% em apenas três meses e foi expandido para outras 25 UBSs da cidade.

“A cocriação de serviços públicos mais inovadores centrados no cidadão é uma forma de pensar o bem público responsabilizando cada um sobre seu papel no desenvolvimento de uma República próspera e melhor para todos” pontua Germano Guimarães, cofundador e diretor presidente do Tellus.

Além do ministro Nardes, estão confirmados para participarem do evento o coordenador e diretor presidente do Tellus; Antoine Souheil Daher, o presidente da Casa Hunter; Carisi Anne Polanczyk, a coordenadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em SAúde (IATS); Merched Cheheb de Oliveira, o diretor do Departamento de Informática do Sistema Ùnico de Saúde (DataSUS); Antonio Carlos da Silva, o diretor de acesso à saúde da Roche Farma; João Bosco Oliveira Filho,  ocoordenador do projeto Genomas Raros, Stephanie Amaral, a oficial de saúde da Unicef Brasil e o deputado federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr. (PP-RJ).

Para mais informações, basta acessar o link.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE