Covid-19

Sociedade de Pediatria rebate fala de Queiroga sobre mortes de crianças por covid-19

Nota afirma que o número de hospitalizações e de mortes motivadas pela covid-19 na população pediátrica não está em patamares aceitáveis e defende vacinação de crianças

Maria Eduarda Cardim
postado em 25/12/2021 17:28 / atualizado em 25/12/2021 19:40
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Diante das recentes declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou uma nota nesta sexta-feira (24/12) para rebater o que foi dito pelas autoridades e demonstrar apoio mais uma vez à imunização de crianças. 

A nota nega que o número de mortes pela covid-19 na população pediátrica do Brasil esteja em "patamares aceitáveis", como indicou o ministro Queiroga na última quinta (24), quando disse que "os óbitos de crianças estão dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais". 

"Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo. Até o momento, a covid-19 vitimou mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas confirmadas no grupo de 5-11 anos, causando ainda milhares de hospitalizações", diz a nota. 

A sociedade pediátrica ainda lembra que as crianças que são infectadas pelo novo coronavírus ainda podem manifestar uma síndrome inflamatória multissistêmica semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. Ao menos 1.400 casos desta síndrome foram identificados em crianças do Brasil, segundo a entidade.

Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Pediatria reforça, mais uma vez, a necessidade de uma campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Em 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestou a qualidade, eficácia e segurança do imunizante da Pfizer para este público. 

No entanto, o Ministério da Saúde ainda espera concluir uma consulta pública em andamento desde quinta (23) até 2 de janeiro para se manifestar sobre a imunização deste grupo. Especialistas criticam a atitude, que atrasa a vacinação de crianças no país. 

"A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil", pede a nota. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação