COVID-19

Saúde estuda reduzir para 5 dias isolamento para casos de covid, diz Queiroga

Atualmente, Ministério da Saúde recomenda quarentena de 10 a 14 dias para infectados com a doença. Segundo o ministro, contudo, especialistas do governo devem se reduzir na tarde desta sexta-feira (7/1) para discutir medida

Gabriela Bernardes*
postado em 07/01/2022 11:46
 (crédito: Walterson Rosa/Ministério da Saúde)
(crédito: Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (7/1), que a pasta estuda reduzir para cinco dias o tempo necessário de isolamento para pacientes infectados com covid-19. Atualmente, o ministério recomenda quarentena de 10 a 14 dias para quem testar positivo para a doença.

Na quinta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo solicitou à pasta a redução do período de isolamento para pessoas assintomáticas. Segundo Queiroga, especialistas do governo federal devem se reunir na tarde desta sexta-feira para discutir a medida.

O ministro afirmou que procura seguir os passos de outros países que já reduziram o tempo de isolamento. "Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. Cinco dias. Isso está em estudo na área técnica", afirmou a jornalistas.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alterou suas recomendações para casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. Desde dezembro do ano passado, o tempo recomendado no país passou de 10 para 5 dias, além da exigência de uso constante de máscara por mais 5 dias, quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

"O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. E o governo francês está, inclusive, autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente", detalhou Queiroga.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação