Chuvas

MG: Governador Valadares registra cheias e tem estado de emergência decretado

Alertas para enchentes estavam sendo emitidos desde o domingo (9/1) pela Defesa Civil. Segundo Prefeitura, já são 6 mil desalojados e 93 desabrigados

Taísa Medeiros
postado em 11/01/2022 16:30 / atualizado em 11/01/2022 16:32
 (crédito: foto: Juninho Nogueira/Divulgação)
(crédito: foto: Juninho Nogueira/Divulgação)

A cidade de Governador Valadares (MG), localizada no Vale do Rio Doce, decretou situação de emergência nesta terça-feira (11/1) em razão das cheias que tomaram a cidade. A Defesa Civil alertava, desde domingo (9), que, em razão das fortes chuvas, o nível do Rio Doce deveria atingir a cota, que é de 4,2 metros. Na manhã de hoje, a régua do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) media 4 metros de profundidade no rio, com tendência a continuar subindo. O número de mortos em consequência do período chuvoso em Minas Gerais chegou hoje a 19, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

A Prefeitura de Governador Valadares informou que cerca de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas para fugir da enchente. Além destas, outras 93 estão desabrigadas. Na segunda-feira (10), o prefeito André Merlo decretou situação de emergência. As projeções feitas pelo Sistema de Comando em Operações (SCO), formado pelo governo municipal e órgãos de segurança, estimam que a cidade possa ter 10 mil desalojados, entre os 55 mil moradores das regiões ribeirinhas.

“Mas estamos preparados, com caminhões e pessoal de trabalho, caso a população precise para alguma mudança. Para o pós-enchente, temos um efetivo de 400 homens para limpeza, mais de 115 equipamentos caminhões para limparmos a cidade”, disse o prefeito na ocasião.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação