Pandemia

Em uma semana, casos da ômicron quadruplicam no Brasil

Entre segunda-feira e ontem, foram quase 71 mil registros de infectados pela variante, contra aproximadamente 18,7 mil da semana anterior. Segundo os dados do Conass, a média móvel disparou e é a maior desde 29 de julho do ano passado

Gabriela Bernardes*
Maria Eduarda Angeli*
postado em 12/01/2022 05:56 / atualizado em 12/01/2022 05:57
 (crédito: Myke Sena/MS)
(crédito: Myke Sena/MS)

O Brasil teve, nas últimas 24 horas, 70.765 novos casos de covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com o avanço da ômicron, o número diário de registros quase quadruplicou se comparado com o total registrado uma semana atrás — em 4 de janeiro foram 18.759 novos registros.

A média móvel de novos casos nos últimos sete dias atingiu 43.660, a maior desde 29 de julho de 2021, quando a média móvel de sete dias ficou em 45.094. O total de registros de covid-19, agora, chega a 22.629.460 desde o início da pandemia e são 620.238 mortes de infectados pelo novo coronavírus.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu, ontem, a variante como "prevalente" no país. Ele admitiu que há um aumento nos registros de infecções, mas acredita que isso não será suficiente para impactar a rede de saúde nem provocar uma disparada no número de mortes por causa do alcance da vacinação contra a covid-19.

"Estamos assistindo ao aumento de casos. E, como em outros países que tem uma campanha (de vacinação) forte como a nossa, a nossa expectativa é de que não tenha um impacto em hospitalização e em óbitos", disse Queiroga.

Segundo o ministro, embora tentativas tenham sido feitas para evitar a entrada da ômicron, é difícil impedir que a cepa circule. "Tentou-se impedir que a variante entrasse pelo aeroporto, mas entra, independentemente de qualquer tipo de medida sanitária que se queira adotar", explicou. Ele exortou, ainda, estados e municípios a se juntarem ao Ministério da Saúde na compra de testes para detecção da covid, pois, como disse, a aquisição não é exclusividade do governo federal.

Um levantamento da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, divulgado na última semana, mostrou que a cepa corresponde a mais da metade dos novos casos da covid-19 no país. A pesquisa apontou que a variante já era responsável por 58,33% dos casos rastreados no Brasil nas duas últimas semanas de dezembro. Até 13 de dezembro, porém, o índice de infectados com a mutação era de 2,85%.

Precauções

O recrudescimento da pandemia devido à ômicron levou a uma revisão da retomada dos regimes presenciais de trabalhos e estudos no país. As universidades federais de Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Goiás (UFG) anunciaram avaliar a situação a fim de decidir sobre a suspensão das atividades nos câmpus. Já as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Lavras (UFLA-MG) e de Santa Catarina (UFSC) já definiram que ficarão no modelo remoto pelo menos até o final do mês.

Já o governo de São Paulo pretende restringir novamente eventos com aglomerações em todo o estado devido à alta taxa de transmissibilidade da ômicron. A decisão do Comitê Científico de Combate à Covid-19, que se reuniu ontem, deve ser anunciada hoje.

"Não há, nesse momento, nenhuma indicação e necessidade de fechamento ou restrições ao comércio e ao setor de serviços, assim como ao agronegócio e à indústria. Há, sim, cautela e recomendação expressa para que as pessoas usem máscaras o tempo todo", afirmou o governador João Doria (PSDB).

A ômicron foi identificada pela primeira vez no Brasil em 30 de novembro de 2021. Mais contagiosa que as demais, a cepa fez, até agora, apenas uma vítima fatal no país — um homem de 68 anos, morador de Aparecida de Goiânia (GO), que apresentava um quadro preexistente de comorbidades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.