COVID-19

Governo de SP recomenda redução de 30% na capacidade de público em eventos

Estado tem enfrentado alta de 58% no número de internações em UTI por síndromes respiratórias nas duas últimas semanas

Gabriela Bernardes*
postado em 12/01/2022 15:36 / atualizado em 12/01/2022 15:36
 (crédito: Divulgação/Prefeitura de SP - Joyce Cury)
(crédito: Divulgação/Prefeitura de SP - Joyce Cury)

O governo de São Paulo recomendou nesta quarta-feira (12/1) que os municípios paulistas reduzam em 30% a capacidade de público para grandes eventos públicos e privados. A sugestão vale para eventos como torneios esportivos, shows, festas e outras atividades que gerem aglomeração.

Segundo o governador João Doria (PSDB), cada uma das cidades pode adaptar as medidas de acordo com seu cenário epidemiológico. O estado tem enfrentado uma alta de 58% no número de internações em UTI por síndromes respiratórias nas duas últimas semanas, devido, principalmente, ao avanço da variante ômicron do novo coronavírus e da gripe.

"Os municípios têm situações diferentes e enfrentam realidades diferentes. (Eles podem) Legislar de acordo com sua situação epidemiológica. (Os 30%) É a régua mínima", explicou o coordenador executivo do Comitê Científico de Combate à Covid-19 do governo, João Gabbardo.

Gabbardo afirmou ainda que a recomendação pode sofrer alterações nas próximas semanas. "Trabalhamos em cima da realidade do momento. As recomendações têm que ser proporcionais ao que estamos vivendo. É definitivo? Vamos examinar a realidade e os números (a cada semana)", acrescentou.

Nos jogos de futebol profissional, a determinação terá de ser cumprida pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O limite de público nos estádios já começará a valer com o início do Campeonato Paulista, a partir de 23 de janeiro. A medida não engloba o público da Copa São Paulo, que está em andamento.

Além de São Paulo, outros oitos estados implementaram novas medidas de restrições para conter a transmissão do novo coronavírus.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação