Pandemia

MPF apura erro que fez 40 crianças serem vacinadas com imunizantes para adultos

Segundo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o grupo será acompanhado de perto para averiguar a ocorrência de possíveis efeitos adversos

Correio Braziliense
postado em 18/01/2022 05:55 / atualizado em 18/01/2022 05:56
 (crédito: Myke Sena/ MS)
(crédito: Myke Sena/ MS)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, ontem, que o Ministério Público Federal (MPF) está apurando as razões pelas quais cerca de 40 crianças foram vacinadas contra a covid-19 com imunizante de adulto, e fora da validade, no município de Lucena (PB). Conforme disse, o grupo será acompanhado de perto para averiguar a ocorrência de possíveis efeitos adversos.

"Naturalmente que nós não queremos aqui buscar punição de ninguém, mas claro que precisa ser averiguado para que fatos como esse não voltem a acontecer. Já foi instaurado um processo administrativo para apurar as responsabilidades. O Ministério Público Federal acompanha o caso", explicou.

Queiroga afirmou que estava no estado para outras agendas quando tomou conhecimento do fato. O ministro disse que já visitou o município de Lucena, onde foram aplicadas as vacinas, e conversou com o prefeito e as autoridades de saúde locais.

As doses pediátrica e para adultos da Pfizer se diferem, sobretudo, pela cor dos frascos — para as crianças, é laranja, enquanto as aplicadas nos maiores de idade é roxo. A Secretaria de Saúde da Paraíba informou que as crianças vacinadas apresentaram reações leves, como febre e dor no local da injeção.

Sobre a aplicação da CoronaVac pediátrica, o ministro disse que se houver a a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o imunizante do Instituto Butantan pode ser incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI). E garantiu que não haverá audiência pública para debater o tema. "A questão da audiência pública foi justamente para ampliar a discussão sobre um tema que é sensível. Uma vez havendo aprovação da Anvisa, o ministério vai analisar o inteiro teor dessa aprovação para que essa ou qualquer outra vacina que seja aprovada para qualquer faixa etária seja disponibilizada para população", explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.