Vacinação contra covid-19

Saúde compra mais 2 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer

Previsão é de que unidades cheguem ao país ainda em fevereiro. Até o momento, pasta já adquiriu 22 milhões de imunizantes da Pfizer destinados às crianças

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/02/2022 16:12 / atualizado em 11/02/2022 16:12
 (crédito: Frederic J. Brown/AFP)
(crédito: Frederic J. Brown/AFP)

Na busca por acelerar a imunização contra a covid-19 de crianças, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (11/2) a contratação de mais 2 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer, que já é aplicada no país nos grupos de faixa etária de 5 a 11 anos. Com a adição das unidades, a pasta já adquiriu 22 milhões de imunizantes da Pfizer destinados ao público pediátrico

A previsão é de que as novas doses cheguem ao país ainda em fevereiro. “Esses 2 milhões a mais serão entregues ainda em fevereiro, justamente para agilizar ainda mais a campanha de vacinação das nossas crianças”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo a pasta, até o momento, mais de 17,2 milhões de doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal para a imunização do público infantil. Desse total, quase 8 milhões são doses pediátricas da Pfizer. O restante é CoronaVac, imunizante também aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em crianças a partir de 6 anos.

Ritmo lento

Iniciada há pouco tempo no Brasil, a vacinação contra a covid-19 do público infantil ainda não engatou um ritmo uniforme em todo Brasil. Segundo o governo federal, apenas 3,4 milhões de crianças receberam a primeira dose do imunizante. O número é pequeno já que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), existem 20,5 milhões de pessoas entre 5 e 11 anos no país.

A desinformação, problemas na distribuição dos imunizantes e até mesmo a alta taxa de transmissão e aumento dos casos positivos são alguns dos motivos elencados por especialistas que influenciam no avanço da campanha de imunização dos pequenos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação