Covid-19

Mortes por covid-19 caem pela primeira vez no ano em São Paulo

As mortes por covid-19 caíram no estado de São Paulo pela primeira vez no ano

Agência Brasil
postado em 23/02/2022 16:37 / atualizado em 23/02/2022 16:38
 (crédito:  )
(crédito: )

Pela primeira vez em 2022, as mortes por covid-19 caíram no estado de São Paulo. A informação foi dada hoje (23) pelo governador de São Paulo, João Doria. Há três semanas, o estado já vinha registrando queda nas internações. Mas as mortes só começaram a cair na semana passada, quando São Paulo registrou 11% menos mortes que em relação à semana anterior.

O pico de óbitos ocorreu no dia 8 de fevereiro, quando o estado registrou uma média móvel de 288 mortes. Desde janeiro, as mortes e internações vinham crescendo em São Paulo com a chegada da variante Ômicron ao Brasil.Segundo o governo, a queda nas mortes e nas internações só foi possível com o avanço da vacinação. Até este momento, 81% da população do estado já completou o seu esquema vacinal. "O avanço da vacinação foi o grande responsável para evitar que a variante Ômicron causasse mortalidade em grande escala em São Paulo", disse Doria.

Neste momento, o estado tem uma taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) de 56%, com 2.540 pessoas internadas em estado grave. Há três semanas, esta taxa estava em 74%. No pico da terceira onda da pandemia, registrado no final do mês de janeiro e início deste mês, o estado chegou a ter 11 mil pacientes internados, tanto em enfermarias quanto em UTIs. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, as internações caíram 46% no estado desde o dia 28 de janeiro.

Os casos também vem caindo: na última semana, São Paulo registrou 6% menos casos do que na semana anterior. Mesmo assim, a média móvel de casos registrados na última semana continua alta: 13.070 casos por dia, superior ao que era registrado como média móvel no mês de janeiro. O pico de casos ocorreu na primeira semana de fevereiro, quando o estado registrou uma média móvel de 14.542 casos por dia.

Com essa queda em casos, internações e mortes, o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo vem estudando a possibilidade de retirar a obrigatoriedade do uso de máscara. Mas isso não será feito neste momento. Pelo menos até o final do mês de março, o uso de máscara continuará obrigatório no estado.

Vacinação infantil

Até este momento, 65% das crianças de 5 a 11 anos (o que corresponde a mais de 2,7 milhões de menores nessa faixa etária) do estado de São Paulo já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19. Mas para intensificar a campanha, o governo paulista promove, até a próxima sexta-feira (25), uma semana de vacinação nas escolas. Os municípios paulistas que aderirem à campanha poderão vacinar as crianças dentro das escolas, desde que haja um documento de concordância dos pais ou responsáveis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.