Polêmica

Jornal britânico critica Brasil por carnaval em meio à guerra

Artigo do Daily Mail destacou que a festa foi cancelada no país devido à covid-19, mas, mesmo assim, brasileiros foram às ruas celebrar

Thays Martins
postado em 03/03/2022 09:44
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

O jornal britânico Daily Mail criticou os brasileiros que saíram para festejar o carnaval mesmo com uma guerra acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia. "A festa continua no Rio! Milhares inundam as ruas do centro no Brasil para celebrações não oficiais do carnaval, enquanto o resto do mundo protesta em solidariedade pela invasão da Ucrânia pela Rússia", começa o artigo publicado na terça-feira (1°/3). 

A matéria ressalta que as celebrações de carnaval foram canceladas devido à covid-19, mas que, mesmo assim, os brasileiros foram às ruas festejar. O jornal também compara a atitude dos brasileiros a de outros países. Na Alemanha, por exemplo, os foliões trocaram as festas de carnaval por um protesto para pedir paz. Milhares de pessoas foram às ruas, muitas vestindo trajes em azul e amarelo, as cores da bandeira nacional da Ucrânia, e carregando cartazes que diziam 'Paz' e 'Pare Putin'. 

Os protestos nos Estados Unidos, onde vários monumentos foram iluminados com as cores da bandeira ucraniana, e na Rússia, onde mais de 6 mil pessoas foram detidas por protestarem, também são destacados no texto. 

Em resposta, muitos brasileiros questionaram se o resto do mundo também se manifestou quando crises humanitárias envolvendo países não europeus aconteceram. "O resto do mundo protestou quando os EUA ajudaram o exército brasileiro a instalar uma ditadura que matou e torturou milhares de pessoas?", questionou uma leitora. 

"O mundo nunca se importou e fez algo pelo Brasil, temos 800 mortes diárias por covid, enchentes destruindo cidades, acidentes ambientais causados por grandes empresas em outros países, e ninguém nunca levantou uma colher para ajudar o Brasil", disse outro. 

"A felicidade é gratuita. A vida é preciosa demais para se preocupar com queixas. Eu gostaria que o mundo tivesse se unido contra a invasão da OTAN na Líbia, Síria e muitos outros países indefesos na terra do jeito que estão com a Ucrânia", afirmou um outro leitor. 

Os leitores também ressaltaram que outros eventos na Europa não foram cancelados devido à guerra, como os campeonatos de futebol e a Semana de Moda em Milão, que terminou na sexta-feira (28/2). 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação