Pandemia

Saúde abre consulta sobre incorporação de remédio contra covid-19 no SUS

A inclusão do baricitinibe no Sistema Único de Saúde (SUS) já foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)

Maria Eduarda Cardim
postado em 14/03/2022 16:56 / atualizado em 14/03/2022 18:37
 (crédito:  Getty Images)
(crédito: Getty Images)

O Ministério da Saúde vai abrir, nesta terça-feira (15/3), uma consulta pública para avaliar a incorporação do baricitinibe, medicamento para o tratamento de covid-19, no Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão do remédio, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

A partir de agora, contribuições de especialistas e da sociedade em geral poderão ser feitas na página oficial da Conitec até 24 de março. A Conitec aprovou a inclusão do medicamento no SUS, na última quinta (10), ao entender que as evidências científicas sobre o medicamento mostram as chances de evitar mortes por covid-19.

A avaliação da comissão indica o baricitinibe para pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal.

O baricitinibe já tem registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave e, em setembro do ano passado, obteve aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado no tratamento da covid-19.

A inclusão dos medicamentos contra a covid-19 já aprovados pela Anvisa no SUS é reivindicada por especialistas. Em entrevista ao Correio, publicada no último domingo (13), a pneumologista criticou a demora na incorporação de um remédio para tratamento da covid-19 no SUS

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação