Pandemia

Brasil: Apenas 37,81% dos adultos tomaram a dose de reforço contra a covid

Os estados que possuem mais pessoas aptas a tomarem a dose "extra", mas que ainda não retornaram aos postos de vacinação são São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro

Maria Eduarda Cardim
postado em 14/03/2022 19:12 / atualizado em 14/03/2022 19:29
Enfermeira prepara dose da vacina da Pfizer contra a covid-19  -  (crédito: Clement Mahoudeau/AFP)
Enfermeira prepara dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 - (crédito: Clement Mahoudeau/AFP)

Um levantamento realizado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid) do Ministério da Saúde apontou que apenas 37,81% do público acima de 18 anos, ou seja, 60,5 milhões de brasileiros, tomou a dose de reforço do imunizante contra a covid-19. Por enquanto, o reforço da vacina só é recomendado para o público adulto.

Segundo o levantamento da pasta, entre os estados que possuem mais pessoas aptas a tomarem a dose "extra" que ainda não retornaram aos postos de vacinação estão São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Para reforçar a importância da ida ao posto para receber a dose de reforço, o Ministério da Saúde indicou que a dose é considerada fundamental para prevenir infecções, hospitalizações e óbitos pela doença. 

A dose de reforço é recomendada para toda população adulta brasileira desde novembro do ano passado. Os cidadãos devem procurar os postos de saúde para tomarem a dose adicional pelo menos quatro meses após a aplicação da segunda dose.

O levantamento do Ministério da Saúde também indicou que 91,12% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina e 84,46% desse mesmo público completou o esquema vacinal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação