Meio Ambiente

Hidroponia: técnica promete alimentos livres de agrotóxicos; entenda

Startup de fazendas urbanas produzirá hortaliças livres de agrotóxicos no meio da cidade, em Goiânia, além de oferecer visitação à população

Fernanda Strickland
postado em 23/03/2022 19:03 / atualizado em 23/03/2022 19:03
As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los -  (crédito:  Ed Alves/CB)
As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los - (crédito: Ed Alves/CB)

Depois de implantar as primeiras fazendas urbanas do Sudeste e do Nordeste, a startup BeGreen inaugura unidade em Goiânia. Será a primeira iniciativa no Centro-Oeste do Brasil. Construída no estacionamento do Passeio das Águas Shopping, a nova unidade da Fazenda Urbana BeGreen ocupa 1,1 mil metros quadrados e terá capacidade para produzir 2,7 toneladas de hortaliças por mês, o equivalente a cerca de 25 mil plantas, totalmente livres de agrotóxicos.

Suas atividades começam oficialmente no dia 25 de março, quando consumidores poderão visitar e comprar os produtos da fazenda presencialmente, no horário de funcionamento do shopping, todos os dias, entre 10h e 22h.

As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los, reduzindo tempo de transporte, emissão de carbono pelos veículos, o desperdício gerado na distribuição, além de entregar hortaliças mais frescas e saborosas. A Fazenda conta com uma estufa inovadora, com tecnologia desenvolvida pela BeGreen.

Segundo a empresa, as hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.

A unidade conta com uma loja conceito, onde o público poderá comprar suas hortaliças e produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas, produtos de jardinagem, produtos de limpeza naturais e veganos e camisetas em colaboração com Daniel Cady, nutricionista baiano, marido de Ivete Sangalo. Mais do que isso, Goiânia ganhará o serviço de assinaturas de box de hortaliças — moradores assinantes poderão receber as verduras, alfaces e outras folhosas, e temperos frescos em casa, colhidos no mesmo dia da entrega.

A fazenda do Passeio das Águas Shopping foi construída pela BeGreen, a maior rede de fazendas urbanas do País, com outras 6 unidades espalhadas pelo território nacional. Os ingressos para conhecer a área interna, onde fica a grande estufa, podem ser comprados no local ou no site www.sympla.com.br Custam a partir de R$ 25, ou R$ 12,50 a meia entrada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação