Tecnologia na Saúde

Marcos Pontes: Brasil será independente na produção de vacinas ainda este ano

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação disse nesta terça (29) que o Centro Nacional de Vacinas permitirá desenvolvimento nacional de tecnologia para imunizantes. "Não só para vacinas contra a covid, mas também para outras pandemias — e vão haver novas pandemias", afirmou

Victor Correia
postado em 29/03/2022 16:04 / atualizado em 29/03/2022 16:05
 (crédito: AFP/Evaristo Sa)
(crédito: AFP/Evaristo Sa)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, afirmou nesta terça-feira (29/3) que o Brasil passará a ser independente na produção de vacinas a partir deste ano.

A fala foi dada em palestra no 2° Seminário O Brasil em Transformação, que aconteceu na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), inaugurada também, hoje.

"Podemos falar que, a partir deste ano, o Brasil passa a ser independente na produção de vacinas", assegurou o ministro. "Esse centro transforma o Brasil em independente não só para vacinas contra a covid, mas também para outras pandemias — e vão haver novas pandemias", emendou.

Pontes se referia ao Centro Nacional de Vacinas, criado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e anunciado no fim do ano passado. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destinou R$ 50 milhões à criação da iniciativa.

"Eu tinha a ilusão de que o Brasil era um grande produtor de vacinas", disse o ministro. "Agora, investimos em 15 tecnologias de vacinas, e, para cada uma delas, nós temos esse conhecimento no Brasil", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação