Covid-19

Contrariando Bolsonaro, Queiroga diz que não pode decretar fim da pandemia

Ministro da Saúde indicou, no entanto, que pretende desobrigar o uso de máscaras em repartições públicas e no trabalho de uma maneira geral até sexta-feira (1º/4)

Maria Eduarda Cardim
postado em 30/03/2022 14:08 / atualizado em 30/03/2022 20:01
 (crédito: Myke Sena/MS)
(crédito: Myke Sena/MS)

A revisão do status de emergência de saúde pública de importância nacional em decorrência da covid-19 não deve acontecer até esta quinta-feira (31/3), como havia anunciado o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A informação de que o "rebaixamento" da pandemia não ocorrerá ainda no mês de março veio do próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O chefe da Saúde, no entanto, indicou que pretende liberar o uso de máscaras em repartições públicas amanhã. 

Questionado hoje, se poderá ser editada, nesta quinta-feira, uma portaria para "rebaixar" o status da pandemia no Brasil, Queiroga respondeu: "Poder, pode, porque o parágrafo 51 do artigo 1º da lei que instituiu a emergência sanitária me dá esse prerrogativa, mas não vai. Porque apesar de ser um ato discricionário do ministro, depende de uma série de análises". 

A informação é diferente da repassada pelo presidente Bolsonaro, que indicou que uma portaria sobre o fim da emergência em saúde pública de importância nacional seria editada até o fim do mês. Queiroga não fala em datas e apesar das cobranças por parte do chefe do Executivo, o ministro da Saúde indica que Bolsonaro tenha pedido "prudência" a ele.

Entre os pontos avaliados para a publicação da portaria do "fim da pandemia" estão a análise do cenário epidemiológico, a estrutura do sistema hospitalar, os medicamentos eficazes no combate à covid-19 disponíveis no país, entre outros. 

Máscaras

Ainda que diga que a revisão do status da emergência de saúde pública não acontecerá neste mês, Queiroga indicou que pretende deliberar até sexta (1º/4) sobre a obrigatoriedade de uso de máscara em repartições públicas e sobre as mudanças indicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para entrada de turistas no Brasil.

"Ontem houve uma portaria da Anvisa que já tem um indicativo das questões relativas às fronteiras e há também uma portaria conjunta do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social com relação ao uso de máscaras nas repartições públicas e no trabalho de uma maneira geral. Até sexta-feira, nós vamos deliberar a respeito disso com atos normativos", afirmou, durante o lançamento do Plano de Integridade para 2022/2023.

Segundo Queiroga, os atos visam "harmonizar as medidas que já estão sendo tomadas por estados e municípios".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação