COVID-19

Anvisa aprova a venda de mais cinco autotestes para covid-19

Até o momento, Anvisa autorizou um total de 17 autotestes. Os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais

Gabriela Bernardes*
postado em 30/03/2022 19:05 / atualizado em 30/03/2022 19:06
 (crédito: Joe Raedle/AFP)
(crédito: Joe Raedle/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (30/3), o registro de cinco novos modelos de autotestes para covid-19. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Até o momento, o órgão regulador autorizou um total de 17 exames desse tipo.

Segundo o órgão regulador, os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos para esses testes. Os novos testes permitidos são das empresas Guangzhou Wondfo Biotech (China), Wama (Brasil), Vedalab (França), Hangzhou Alltest Biotech (China) e Osang Healthcare (Coréia do Sul).

Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para a análise dos exames é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples — isso permite à pessoa leiga fazer o uso correto do produto.

O primeiro autoteste de covid-19 foi aprovado pela Anvisa em 17 de fevereiro. O aval do registro ocorreu 20 dias após a diretoria colegiada da agência autorizar, por unanimidade, a venda desse tipo de exame no Brasil, atendendo o pedido feito pelo Ministério da Saúde.

O exame permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.

“Independentemente do seu resultado, lembre-se que o uso de máscara, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem você e outras pessoas, pois reduzem as chances de transmissão do coronavírus”, pontua a Anvisa.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação