PIAUÍ

Estudante usa comércio do pai para ajudar jovens a tirar título de eleitor

O prazo para tirar o documento e regularizar pendências se encerra no dia 4 de maio, a adolescente já ajudou cerca de 50 jovens

Luísa Mariana Moura*
postado em 06/04/2022 15:11 / atualizado em 06/04/2022 15:12
A estudante utiliza o computador do comércio do pai para fazer os cadastros e a impressão de forma gratuita -  (crédito: Reprodução/Instagram)
A estudante utiliza o computador do comércio do pai para fazer os cadastros e a impressão de forma gratuita - (crédito: Reprodução/Instagram)

Dayane Coelho, de 16 anos, que vive em Teresina, no Piauí, virou exemplo de cidadania ao ajudar outros adolescentes a tirarem o título de eleitor para participar das eleições de 2022. A estudante utiliza o computador do comércio do pai para fazer os cadastros e a impressão de forma gratuita.

"Vi na minha dificuldade uma solução para ajudar os jovens que precisavam. Principalmente nessa época de eleição, em que a gente revê nossos candidatos para mudar nossa sociedade, nosso país", declarou em entrevista à um canal de TV local.

A jovem disse que surgiu a ideia após ela ter dificuldade no processo para tirar o título, com isso decidiu ajudar outras pessoas que poderiam ter dúvidas com a mesma questão.

Edimar Coelho, o pai de Dayane, informou que eles vão levar a iniciativa para cidade próxima do local onde vivem para oferecer o serviço. "Vamos lá tirar os títulos. Eles estão tendo problemas e vamos lá tirar ajudá-los para eles poderem votar", disse o comerciante.

Título de Eleitor 

O prazo para tirar o título de eleitor e regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito online pelo sistema Título Net. No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:

  • Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);
  • Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • Foto do comprovante de residência atualizado;
  • Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação