Televisão

Séries sobre acertos e desastres da engenharia estreia no History

'Construções que Mudaram o Mundo' relata as inovações e projetos que transformaram a História. Em seguida, 'Catástrofes da Engenharia' analisa as causas dos piores acidentes do gênero

Correio Braziliense
postado em 06/04/2022 13:56
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

No dia 11 de abril, a partir das 22h10, o canal History estreia duas séries sobre engenharia: Construções que mudaram o mundo e Catástrofes da engenharia. A primeira conta as histórias das grandes inovações que transformaram os Estados Unidos e permitiram construir o mundo como é hoje. A segunda examina desastres de engenharia, como colapsos de edifícios e pontes e colisões de grandes meios de transporte, e avalia os erros cometidos.

Construções que mudaram o mundo apresenta as histórias dos visionários por trás das construções mais épicas dos últimos dois séculos, revela fatos desconhecidos de rivalidades, egos inovações de feitos icônicos da engenharia que tornaram o futuro possível. Entre eles, estão a ponte Golden Gate, a Primeira Ferrovia Transcontinental e o Canal do Panamá.

No episódio de estreia, A ferrovia transcontinental, duas companhias ferroviárias rivais, a Central Pacific e a Union Pacific, não vão parar por nada até se superarem, enquanto competem para criar o projeto de engenharia mais ambicioso do planeta: uma ferrovia sem precedentes que atravessará os Estados Unidos e ajudará a unir uma nação dividida.

Logo após, às 23h, em Catástrofes da engenharia, gráficos, relatos e testemunhas oculares e especialistas ajudam a desvendar os mistérios por trás de alguns dos piores desastres de engenharia do mundo, registrados em vídeo. Quando grandes máquinas, meios de transporte e estruturas feitas pelo homem falham, as consequências são avaliadas para determinar o que deu errado nos projetos.

O primeiro episódio é Sobrecarga. Em Minneapolis, a movimentada ponte I-35 desmorona na hora do rush. Mas como uma enorme ponte de aço cai sem aviso? Outros desastres de engenharia ajudam a desvendar o mistério, revelando uma conjunção de erros de cálculo fatais, além de uma terrível falta de sorte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação