MEIO AMBIENTE

Mortes em consequência de conflitos no campo aumentaram 1.100%

Dados da Comissão Pastoral da Terra apontam que, em 2021, foram registradas 109 mortes em decorrência dos conflitos, contra nove mortes no ano de 2020

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/04/2022 19:15 / atualizado em 11/04/2022 20:53
 (crédito: Ibama/ divulgação                            )
(crédito: Ibama/ divulgação )

Os conflitos no campo, sejam em decorrência da ação de garimpeiros ou outras violências como trabalho escravo, causaram um aumento de 1.100% nas mortes em consequência desses combates. As informações são uma prévia da 36ª edição do relatório Conflitos no Campo Brasil 2021 da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que será lançado na íntegra na próxima segunda-feira (18/4). 

Os dados do Centro de Documentação da CPT, registraram, em 2021, 109 mortes em decorrência dos conflitos, o que aponta um aumento expressivo quando se compara com o ano de 2020, no qual apenas nove mortes foram registradas.

Em março, o Correio já havia noticiado a disparada de mortes em 2021 em consequência de conflitos dispararam. Agora, com os dados consolidados é possível notar um aumento da violência no campo em diversas áreas.

O relatório consolidado também aponta que foram registrados 35 assassinatos em conflitos no campo no ano de 2021. "Desse total, 11 assassinatos, praticamente um terço, foram no estado de Rondônia, onde ocorreu, também, um massacre no mês de agosto, com três vítimas", informou a publicação. 

Ao comparar o número de assassinatos com o mesmo período de 2020 é possível observar um aumento de 75%, já que no ano retrasado foram registrados 20 assassinatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação