PARÁ

Balsa usada por garimpeiros para invadir terra indígena é encontrada

Embarcação foi encontrada por uma equipe do ICMBio neste sábado (16/4), após denúncia de tentativa de invasão por garimpeiros da Terra Indígena Xipaya, no Pará

Victor Correia
postado em 16/04/2022 23:11
 (crédito: Polícia Federal)
(crédito: Polícia Federal)

Uma equipe do ICMBio encontrou, neste sábado (16/4), a balsa utilizada por garimpeiros para invadir a Terra Indígena Xipaya, no Pará, na última quinta (14). A apreensão ocorreu um dia após início de operação coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, da qual participaram também o Ibama, a Polícia Federal e a Força Nacional, entre outras instituições.

Segundo o delegado da PF Paulo Teixeira, chefe do Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas, “houve muita dificuldade para localizar a balsa, que não podia ser vista com facilidade do alto por helicópteros. Foi necessário fazer varreduras com lanchas pelos afluentes do rio Iriri, e por isso é uma vitória termos feito o achado em praticamente um dia”.

Denúncia de garimpo ilegal

Lideranças indígenas do povo Xipaya denunciaram, na última quinta-feira (14), a presença de garimpeiros em seu território. Segundo eles, os garimpeiros estavam montando um equipamento irregular para a extração de ouro. Quando confrontados, os invasores teriam reagido com ameaças, mas deixaram a aldeia após mobilização dos indígenas.

A cacica Juma Xipaya, que denunciou inicialmente a invasão dos garimpeiros, postou um vídeo em suas redes sociais mostrando a embarcação. Confira:

A descoberta da balsa aconteceu na manhã de hoje. Ela estava atracada em um lugar conhecido como Riozinho do Anfrísio, na zona rural do município de Altamira. Estavam a bordo cinco adultos e dois adolescentes. Os menores foram apreendidos e estão sob cuidados da Justiça, enquanto os demais foram levados à cidade de Itaituba para prestar esclarecimentos na delegacia da PF.

“A balsa apreendida não será destruída. Nós vamos adotar os procedimentos legais para que o equipamento seja destinado a ações de fiscalização ambiental do ICMBio”, ressaltou Paulo Teixeira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação