PANDEMIA

Queiroga anuncia fim da emergência de saúde por covid-19 no Brasil

Pronunciamento oficial do ministro da Saúde ocorreu na noite deste domingo (17/4). Apesar disso, Queiroga alertou que não se trata do fim da pandemia

Mariana Niederauer
postado em 17/04/2022 21:22 / atualizado em 17/04/2022 22:48
 (crédito: TV Brasil/Reprodução)
(crédito: TV Brasil/Reprodução)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na noite deste domingo (17/4), o fim da emergência de saúde por covid-19 no Brasil. "Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos, hoje, condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde de Importância Nacional. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão", afirmou o chefe da pasta.

Apesar disso, Queiroga alertou que não se trata do fim da pandemia. "Esta medida, no entanto, não significa o fim da covid-19. Continuaremos a conviver com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros", completou.

Em seu pronunciamento, o ministro expressou solidariedade aos familiares das vítimas e aos que ainda sofrem em decorrência das sequelas da doença. "Sentimos todas as perdas, mas com a força do nosso Sistema Único de Saúde, o SUS, salvamos muitas vidas", disse.

Ressaltou ainda o esforço dos médicos da linha de frente de combate à covid, e, apesar de não mencionar tratamentos ineficazes defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, como com o uso de cloroquina, destacou que os profissionais de saúde, "com a autonomia defendida pelo governo federal", utilizaram "o melhor da ciência" em favor dos pacientes.

Queiroga destacou ainda a importância da campanha nacional de vacinação no enfrentamento da pandemia no Brasil. "Já foram distribuição maos de 476 milhões de doses de vacinas, disse o ministro."

Confira o pronunciamento do ministro na íntegra:

Número de mortes diárias em queda

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o Brasil registrou o menor número de mortes pela covid-19 desde março de 2020. Foram apenas 22 mortes registradas nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O país registrou esse número apenas duas vezes, em 28 e 29 de março de 2020. A taxa diária de mortes está em queda desde a última terça-feira (12/4), quando foram registrados 166 óbitos.

Especialistas, no entanto, recomendam cautela nas medidas adotadas. Em 26 de fevereiro, o Brasil completou dois anos do primeiro caso confirmado de covid-19 no país. Em 24 meses, o Ministério da Saúde confirmou 28.578.647 casos e 647.390 óbitos em razão da pandemia. 

Na quarta-feira (13/4), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, que ainda não rebaixará a classificação da covid-19 e que a situação sanitária provocada pela doença ainda deve ser tratada como pandemia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação