Minas Gerais

'A gente não faz isso nem com lixo', diz delegado sobre morte de bebê

A polícia civil concluiu o inquérito sobre o caso de bebê jogado em córrego pela mãe, em Minas Gerais. Ela vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver

Camilla Dourado - Especial para o EM
postado em 20/04/2022 13:20 / atualizado em 20/04/2022 13:20
 (crédito: Equipe Positiva / divulgação)
(crédito: Equipe Positiva / divulgação)

A Polícia Civil do município de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, concluiu o inquérito do caso do recém-nascido jogado em córrego da cidade já morto. A mãe, uma jovem de 23 anos, vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Ela revelou ter medo de ser morta na cadeia.

Segundo a polícia, o caso foi descoberto no dia 4 de abril, quando o recém-nascido foi encontrado morto dentro de um córrego na cidade. A Polícia Civil fez uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (19/04), para detalhar as investigações.

A policia descartou a possibilidade de infanticídio, que é a morte do filho provocada pela mãe em razão ao estado emocional após o parto ou durante o estado puerperal.

“A gente afastou a ideia inicial que seria um infanticídio, após um laudo médico. A jovem fez esse exame psiquiátrico na penitenciária, em Três Corações. Com isso, essa possibilidade foi afastada. Além da forma como ela reagiu a toda situação", disse o delegado Gustavo Gomes.

Segundo a polícia, o bebê deve ter morrido por causa das condições do parto, a forma como o cordão umbilical foi puxado, falta de estrutura e higiene.

A Polícia Civil relata sobre a frieza da jovem em relação ao caso. Desde quando agiu sozinha em casa ao ter a criança até depois de tentar fugir da responsabilidade.

"A gente não tem a prova de dentro do banheiro, mas todos os indícios indicam a frieza na conduta. Ela até saiu com os amigos após o crime. E ainda fugiu da responsabilidade e pegou um ônibus para São Paulo", explicou.

De acordo com a polícia, imagens de segurança provaram que a mulher jogou o recém-nascido em um córrego na área central da cidade. "O caso comoveu a todos. A gente não faz isso nem com lixo, imagina com uma criança, um recém-nascido", comenta.

A polícia afastou a possibilidade de ter uma outra pessoa envolvida no crime. A jovem de 23 anos, que já tem uma filha de 5 anos, vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. "O homicídio é doloso, ela agiu com intenção de ceifar a vida. O bebê não só nasceu com vida, mas com expectativa de vida", afirmou.

No dia em que o bebê foi encontrada, o delegado Gustavo Gomes informou que “a criança nasceu com 1,7 Kg com vida, teve o cordão umbilical cortado de maneira arcaica, que indica que pode ter sido feito em casa por pessoas não habilitadas”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação