Violência

PF vai instalar base em terra indígena Yanomami até o fim de maio

Local tem sofrido com conflitos entre indígenas e garimpeiros ilegais. A decisão ocorre após a repercussão do sumiço de 24 indígenas da comunidade Araçá

Correio Braziliense
postado em 05/05/2022 12:48 / atualizado em 05/05/2022 12:48
 (crédito: Condisi-YY/Divulgação)
(crédito: Condisi-YY/Divulgação)

A Polícia Federal vai instalar uma base na terra indígena Yanomami, em Roraima, até o fim de maio. As operações devem ficar no local por pelo menos seis meses. A informação é da Folha de S. Paulo. O local tem sofrido com conflitos entre indígenas e garimpeiros ilegais.

A decisão ocorre após a repercussão do sumiço de 24 indígenas da comunidade Araçá. Ainda não se sabe se os indígenas abandonaram suas casas ou se sofreram algum tipo de retaliação por parte dos garimpeiros ilegais. Os indígenas tinham denunciado o estupro e assassinato de uma menina de 12 anos. A Polícia Federal, no entanto, não encontrou indícios do crime. 

Nesta quarta, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a situação dos povos indígenas Yanomami. O Senado também já tinha aprovado a criação de um grupo de trabalho. Deputados e senadores devem ir até a região na próxima semana. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação