Roraima

Yanomamis que estavam desaparecidos são localizados, diz liderança

Grupo estava desaparecido depois que denunciou o estupro e assassinato de uma menina indígena de 12 anos

Correio Braziliense
postado em 06/05/2022 11:17
 (crédito: Condisi-YY/Divulgação)
(crédito: Condisi-YY/Divulgação)

O grupo de yanomamis que estava desaparecido em Roraima foi localizado. A informação foi repassada a Polícia Federal pelo líder indígena Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi) e confirmada pelo G1. A Condisi irá divulgar uma nota com mais detalhes. 

Segundo ele, os indígenas foram localizados em uma área de floresta longe da Araçá, a comunidade que viviam. Eles teriam mudado de casa dentro da própria terra indígena. 

Os indígenas estavam desaparecidos deste a semana passada quando a Polícia Federal foi até a comunidade apurar a denúncia de que garimpeiros ilegais teriam estuprado e matado uma menina de 12 anos e encontrou a aldeia vazia e com sinais de incêndio. A PF informou que não encontrou evidências do estupro e assassinato. 

A região tem sofrido constantes conflitos com garimpeiros ilegais. De acordo com a ONG MapBiomas, entre 2010 e 2020, a área ocupada por garimpo ilegal em territórios protegidos cresceu 495%. Os ataques levaram a PF a decidir instalar uma base em Roraima para tentar conter os conflitos

Nesta quinta, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entrou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a proteção do povo ianomâmi.

Também nesta quinta-feira (5/5), a PF prendeu o garimpeiro Eliézio Monteiro Nerj, condenado por participar do Massacre do Haximu que deixou 16 indígenas mortos em 1993.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação