Clima

Segunda-feira deve ser de temperaturas amenas no Distrito Federal

Os termômetros registraram mínima de 16º C em Águas Emendadas (Planaltina), com máxima podendo chegar aos 30º C, e 17º C no Plano Piloto, com temperatura máxima podendo chegar aos 28º C

Carlos Silva*
postado em 16/05/2022 09:28
 (crédito: Ed Alves)
(crédito: Ed Alves)

O brasiliense pode se preparar para queda acentuada nas temperaturas esta semana. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entretanto a segunda-feira (16/5) ainda vai ser de temperaturas amenas.

Os termômetros registraram temperatura mínima de 16ºC em Águas Emendadas (Planaltina), com máxima podendo chegar aos 30º C, e 17º C no Plano Piloto, com temperatura máxima podendo chegar aos 28º C. A umidade relativa do ar ficou em 30%, mas pode alcançar os 95%.

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do instituto, a queda nas temperaturas tem início previsto entre quarta e quinta-feiras, com mínimas podendo alcançar os 5º C. Entretanto, de acordo com Alves, além da influência da atuação de uma massa de ar seco e frio vinda do Sul do país, a queda nas temperaturas é normal neste período do ano. "É uma condição normal da segunda metade do outono e aproximação com o inverno. Podemos ter essa situação até o fim da semana”, avalia.

Cuidado com o frio

A chegada de uma onda de frio intenso pede uma série de cuidados. Por isso, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF), em em coordenação com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), listou uma série de medidas a serem tomadas pela população para evitar problemas com as baixas temperaturas. confira:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado;
- Proteja também as extremidades do corpo, em especial a cabeça e as mãos (use toucas e luvas);
- Hidrate-se adequadamente;
- Previna-se contra doenças respiratórias. Mantenha sua casa e local de trabalho bem arejados;
- Proteja seu animal de estimação. Melhore sua proteção contra o frio e vento;
- Seja solidário. Considere a possibilidade de doar agasalhos e cobertores às pessoas em situação de vulnerabilidade. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém que precise, faça a sua parte;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência

* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação