VALE DO JAVARI

CPJ está monitorando desaparecimento de jornalista inglês na Amazônia

O Programa das Américas do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) se pronunciou sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips durante trabalho com o indigenista da Funai, Bruno Pereira

Cecília Sóter
postado em 06/06/2022 14:01
 (crédito: Byline)
(crédito: Byline)

O Programa das Américas do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (6/6), para informar que está monitorando o caso de desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips durante trabalho com o indigenista da Funai, Bruno Pereira, na Amazônia.

No Twitter, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas disse que estão extremamente preocupados com os relatos do desaparecimento e que estão monitorado o caso.

"O CPJ está extremamente preocupado com os relatos de que o jornalista Dom Phillips desapareceu durante uma viagem de reportagem na Amazônia brasileira. Pedimos as autoridades brasileiras que  intensifiquem urgentemente os esforços para encontrar Phillips. O CPJ está monitorando o caso", escreveu.

Entenda o caso

O indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram neste domingo (5/6) no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, distante 1.135km de Manaus.

Bruno Pereira era constantemente ameaçado pelo trabalho que fazia junto aos indígenas contra invasores na região, pescadores, garimpeiros e madeireiros. O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Exército foram acionados para realizar as buscas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação