crime

Novo golpe no WhatsApp: criminosos usam nome de facção para roubar vítimas

Saiba como os criminosos estão entrando em contato para extorquir dinheiro de vítimas através de ameaças

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 09/06/2022 15:26 / atualizado em 09/06/2022 15:27
Golpistas entram em contato via WhatsApp intimidando e extorquindo usuários
 -  (crédito: Reprodução/Pìxabay)
Golpistas entram em contato via WhatsApp intimidando e extorquindo usuários - (crédito: Reprodução/Pìxabay)

Um novo golpe tem surgido no WhatsApp e os usuários têm que ficar atentos. Segundo relatos, os bandidos entram em contato com as vítimas se identificando como integrantes de facção criminosa e, por meio de ameaças e intimidação, eles tentam extorquir dinheiro dos usuários.

Recentemente o Estado de Minas recebeu o relato de uma usuária da rede social que foi abordada com a mensagem de um desses criminosos. A mulher, que preferiu não se identificar, contou que o golpista entrou em contato com ela se apresentando como integrante da facção Comando Vermelho. Apesar da organização criminosa ser conhecida por ser do estado do Rio de Janeiro, segundo ela o suposto criminoso tinha um número com prefixo (DDD) da região mineira.


"Primeiramente, bom dia! Aqui é o representante do Comando Vermelho, eu quero passar a visão para tu aqui e quero que você seja bem clara e transparente", dizia o golpista em áudio encaminhado no WhatsApp.

A reportagem preferiu não anexar o áudio para não expor o nome da denunciante
A reportagem preferiu não anexar o áudio para não expor o nome da denunciante (foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Assustada com a situação, a mulher buscou orientação policial. De acordo com ela, os policiais a informaram que aquilo era um golpe e a aconselharam a não dar continuidade na conversa. "Fiquei calada, porque na hora eu fiquei meio assustada, mas pensei 'Comando Vermelho é do Rio de Janeiro, e o DDD é 31. Aí eu fiquei calada, esperando para ver o que ele ia fazer. Enquanto isso pedi ajuda a alguns amigos para darem uma olhada no que era aquilo e me falaram que era golpe", conta. "Aí eu fiquei esperando, ele não falou mais nada, porque ele esperava eu responder alguma coisa, né?", complementa.

A vítima contou ainda que após o ocorrido ela foi até as redes sociais checar se esse era um golpe comum e descobriu que diversas pessoas relatavam que foram intimidas e extorquidas pelos golpistas.

"Todos os golpes são a mesma coisa. A visão [linguajar utilizado pelos golpistas] que ele diz que vai passar é que descobriu que a pessoa supostamente denunciou o tráfico e eles vão matar a pessoa. Aí com isso ele fala que quer "entender meu lado" e cobra R$ 5 mil para não matar a pessoa", pontua. "Eles intimidam a pessoa a ponto dela ficar com muito medo, coloca família no meio, fala que está com seu endereço. Eu fiquei horrorizada", complementa.

Nas redes sociais, outros usuários expõe tentativa dos golpistas
Nas redes sociais, outros usuários expõe tentativa dos golpistas (foto: Reprodução/Cidade Verde)

Por trabalhar com as redes sociais, o número do WhatsApp da denunciante fica exposto, mas ela afirma que endereços pessoais e outros dados não estão disponíveis, justamente para garantir sua segurança. A medida é recomendada para especialistas para evitar ser vítima de golpes no ambiente virtual.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A reportagem preferiu não anexar o áudio para não expor o nome da denunciante
    A reportagem preferiu não anexar o áudio para não expor o nome da denunciante Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
  • Nas redes sociais, outros usuários expõe tentativa dos golpistas
    Nas redes sociais, outros usuários expõe tentativa dos golpistas Foto: Reprodução/Cidade Verde
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação