AMAZÔNIA

Polícia Federal investiga tráfico de madeira em três estados

Ao menos 67 policiais federais estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal (RN), Parnamirim (RN), Belém (PA), Tomé-Açu (PA) e João Pessoa (PB)

Michelle Portela
postado em 15/06/2022 12:40 / atualizado em 15/06/2022 15:20
 (crédito: Reprodução )
(crédito: Reprodução )

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (15/6), a Operação Micélio mobiliza ao menos 67 policiais federais em três estados para cumprir 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (RN) para o combate à comercialização de madeira extraída ilegalmente.

As abordagens ocorrem nas cidades de Natal/RN (2), Parnamirim/RN (2) Belém/PA (1), Tomé-Açu/PA (2) e João Pessoa/PB (3). Além dos policiais federais, participam da operação fiscais da Receita Federal do Brasil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação é resultado de investigações iniciadas em 2019. O objetivo é combater a comercialização e transporte ilegal de madeira extraída sem a documentação necessária no Pará, e destinada, também via transporte irregular, ao Rio Grande do Norte e à Paraíba.

De acordo com informações da PF, além da identificação dos compradores ou intermediadores, a operação também comercializar e ocultar as transações por donos de lojas que atuam nesse ramo de negócio com fraudes e lavagem de dinheiro.

Os micélios dos fungos, ou redes fúngicas, formam redes emaranhadas nas raízes das árvores, sendo que o solo é composto por esta rede, que conecta as plantas naquele ecossistema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação