Minas Gerais

Advogado consegue mudar o nome por ter xarás com fichas criminais

Lucas Moraes Martins acrescentou o sobrenome da avó, Maiolino, para se diferenciar de três outros homens

Correio Braziliense
postado em 23/06/2022 14:18 / atualizado em 23/06/2022 14:45
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Um advogado criminalista e professor de direito penal de Belo Horizonte (MG) conseguiu mudar seu nome, perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), para se diferenciar de três outros homens homônimos dele e que respondem por processos criminais.

Lucas Morais Martins adicionou o sobrenome da avó, Maiolino, ao seu nome. Ele já havia colocado o sobrenome da filha mas só entrou na Justiça para fazer a mudança quando descobriu os 'xarás'.

Ao g1, Lucas contou que acionou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2019 para acrescentar o sobrenome, no entanto perdeu na primeira e segunda instâncias. Depois, ele decidiu recorrer ao STJ e conquistou o direito. "Acabei ganhando a chance de também poder homenagear minha avó", ressaltou também.

Na decisão, o ministro Marco Aurélio Bellizze declarou que, pelo fato de Lucas ser um advogado criminal e professor universitário de direito processual penal, ter um homônimo que responda a processos criminais, mesmo que em outros estados, pode "ensejar um constrangimento capaz de configurar o justo motivo para fundamentar a inclusão do patronímico pretendido".

Os homônimos de Lucas estão localizados em vários estados. Um deles, responde a processos criminais no Rio Grande do Sul. Outros dois Lucas tem um "de" em meio aos sobrenomes e respondem a processos em São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação